3.1.11

Para começar 2011 com estilo

Saudações, amigos da Malta do Vapor. Primeiro post do ano, primeira publicação do ano. Junior Cazeri, do blog Café de Ontem, deu início nesta segunda-feira a um projeto muito interessante. Ele vai organizar periodicamente uma série de antologias de ficção fantástica virtuais, reunindo em um mesmo espaço autores de FC, fantasia e horror. A edição de estreia de 1000 Universos é esta que vocês podem ver abaixo (arte de um quase xará, Rodrigo Martins), seguida do prefácio escritro pelo criador da empreitada:



O que é o fantástico? Mundos, criaturas e aventuras que estão além do nosso cotidiano modesto? O calafrio do horror, o encanto diante da fantasia e o assombro contemplando um futuro distante?

Definir o fantástico é aprisioná-lo. E isso é um tanto injusto, dadas as possibilidades infinitas que ele nos oferece. Eu descobri o fantástico nos desenhos animados, depois nos quadrinhos, cinema e literatura. Como em uma viagem sem fim, estou sempre a redescobri-lo, em palavras e imagens.

Hoje, eu lhe convido a participar desta busca, deixando-se guiar pelas palavras hábeis e imaginação fértil dos escritores aqui presentes que, tão gentilmente, cederam seus trabalhos para que nós, juntos, pudéssemos mais uma vez descobrir o fantástico e suas vastidões. São universos sem fim, arrepiantes, encantadores e
assombrosos. Sente-se confortavelmente, tome fôlego, relaxe e aprecie. Permita-se sonhar e, sonhando, crie o seu próprio universo.

E entre as mais de 100 páginas eletrônicas deste ebook, estou lá com uma versão atualizada do primeiro miniconto steampunk que escrevi. "Amazônia Underground" agora faz parte oficialmente do mesmo universo da noveleta homônima deste blog, além de outros dois trabalhos ainda inéditos, "Tridente de Cristo" e "Modelo B". Com as mudanças feitas no miniconto, ele passa a ter as mesmas características dos demais textos: o protagonista João Fumaça interage nessas histórias apenas com outros personages ficcionais, retirados das obras dos mais diversos escritores, sejam eles brasileiros ou estrangeiros. Um lista de referência ao final vai ajudar a situar os leitores.

Para baixar esta edição inaugural de 1000 Universos, que traz ainda colaborações de Georgette Silen, Marcelo Paschoalin, Miguel Carqueija, Ana Cristina Rodrigues, M.D. Amado, Marcelo Galvão e Ana Lúcia Merege, basta visitar o endereço do blog de Junior Cazeri. Agradeço a ele pela oportunidade e dou os parabéns aos colegas que vou ter o prazer de ler nos próximos dias.

9 comentários:

salvaterra disse...

De todos os livros que li ano passado, João Fumaça é um dos personagens mais memoráveis. Dá impressão de conhecê-lo há tempos. Imprimindo aqui a 1000 universos pra checar o que João anda fazendo :-)

Romeu Martins disse...

Opa, que satisfação saber que o João Fumaça deixou boas memórias! Espero que goste desta nova aventura, bem curta, e que se passa pouco depois do Cidade Phantástica ;-)

bibs disse...

opaaaaa
pergunta que não quer calar: quando o João Fumaça ganhará um livro só dele?!

Romeu Martins disse...

Ah, eu acho que o cara tem uns livros lá no quartinho que aluga, entre as ruas do Necrotério e do Padeiro ;-)

Anônimo disse...

Obrigado, Romeu, pela participação e divulgação. O João Fumaça será sempre bem vindo nesses 1000 Universos.

Abraço.

Romeu Martins disse...

O prazer em participar foi meu e devo dizer que a qualidade do material superou o que eu estava esperando (e não que as expectativas fossem baixas...)

Vamos ver se o policial acinzentado volta a aparecer em mais alguma desventura, hehe. Abraço!

Anônimo disse...

Opa, legal! Baixando, para adicionar à coleção de ebooks a ler no celular :D E parabéns pelo seu conto ser publicado lá, Romeu!

Romeu Martins disse...

Valeu, anônimo! ;-)

Leonardo Peixoto disse...

Eu realmente espero que João Fumaça tenha mais aventuras ... ou melhor , desventuras lol . Também acho que Amazônia Underground poderia ser expandido . Os eventos que levaram o personagem para aquela situação e os que ocorreriam depois tem potencial para uma ótima noveleta . A carreira política de J Neil Gibson também poderia ser melhor explorada .