28.1.11

1000 Universos - Primeira resenha

Comecei o mês com um post sobre o ebook que publicou meu primeiro conto em 2011:

Saudações, amigos da Malta do Vapor. Primeiro post do ano, primeira publicação do ano. Junior Cazeri, do blog Café de Ontem, deu início nesta segunda-feira a um projeto muito interessante. Ele vai organizar periodicamente uma série de antologias de ficção fantástica virtuais, reunindo em um mesmo espaço autores de FC, fantasia e horror. A edição de estreia de 1000 Universos é esta que vocês podem ver abaixo (arte de um quase xará, Rodrigo Martins), seguida do prefácio escritro pelo criador da empreitada:



Eis então que percebi ontem que já saiu a primeira resenha da publicação (que pode ser baixada aqui) no blog do Absurdo Fantástico, do paulista Amadeus Paes. Alertando desde já que o texto dele apresenta alguns spoilers (por isso recomendaria ler a 1000 Universos antes), vou republicar abaixo o início da análise do blogueiro, o trecho em que ele comenta meu miniconto e o encerramento. Para ler a íntegra, basta clicar aqui:

Iniciativa do blog Café de Ontem, com apoio incondicional do blog Absurdo Fantástico, pensando pelo lado comercial, é ótimo que incentivamos e consumamos a literatura fantástica, quanto mais portas melhor e assim devagarzinho nós vamos conhecendo novos autores e novas possibilidades.


O número 1 da revista 1001 universos tem 112 páginas e é distribuído gratuitamente, o link está no final do post, inclusive estão abertas as inscrições para o nº 2. Temos as seguintes histórias e autores:

(...)Amazonia Underground – Romeu Martins

É um pequeno conto steampunk com nuanças de Arthur C. Doley e Julio Verne, o autor explica os detalhes de suas personagens, eu percebi estas nuanças antes de ler as explicações.

É a história de um aventureiro inglês que se embrenha na floresta amazônica, ainda na época do império e que está metido numa enrascada da qual ele precisa achar uma solução para salvar a sua pele.

O conto é bem simples, mas vale à pena a leitura para se familiarizar com o universo steampunk.

*Steampunk: Existem algumas definições para este gênero: Mas eu creio que a mais certa seja histórias com tecnologias avançadas movidas a motores a vapor, causando uma distopia na sociedade. (...)

1001 Universos

Gostei da iniciativa, o numero de páginas está bom, está bem legal pra ler no netbook, notbook e i-pad, aguardo ansiosamente pelo número 2.

Ótima Obra.

Para Baixar e participar do nº 2:

http://cafedeontem.wordpress.com/2011/01/03/1000-universos-01/#more-1081

Um comentário:

Leonardo Peixoto disse...

Tomara que a 1001 Universos ainda esteja sendo publicada .