13.1.11

Steampunk na sala de aula

Como eu comentei uns posts atrás, fiquei alguns dias sem computador e por isso estava meio desatualizado com o que andava acontecendo nos meandros steampunks. Por isso, assim que meu PC foi consertado, voltei a fazer algo após um longo tempo de abstinência: consultei o oráculo atrás de novidades na área. Foi assim que encontrei a coluna de Hermano Vianna citada no post anterior e que acabo de encontrar um blog que não é tão novidade assim, já que foi criado em agosto do ano que acabou de acabar. Mas mesmo assim, vale a pena registrar, pois trata-se de um trabalho de alunos de uma escola paulista, a Nova Lourenço Castanho, que pesquisaram como tema de alguma disciplina justamente a cultura steamer.

O resultado foi parar neste endereço, no qual os estudantes reuniram informações e links sobre várias vertentes do subgênero, da literatura ao cinema, passando por moda, customização, eventos. No blog eles também postaram entrevistas que fizeram com participantes do RPG Con, realizado em julho na capital paulista. Entre os entrevistados, meu caro confrade Cândido Ruiz, do Conselho Paulista, cuja fala foi parcialmente transcrita naquela página. E para minha honra, faz uma citação bastante inesperada a este blogueiro na sexta e última pergunta:

6- Você tem algum ídolo do gênero? Quem?

Dentro da literatura o autor Romeu Martins tem produzido diversos contos nos últimos dois anos. Já com produção de Gadgets Jack von Slatt autor do blog Steampunk Workshop (http://www.steampunk.com.br/registro-steampunk/) me faz acreditar em realidades steampunk's.


 Uau! Ser citado como ídolo ao lado do Van Slatt! Só posso agradecer a meu camarada pelo exagero, além de torcer para que a garotada tenha levado uma boa nota (apesar de citarem Jules Verne como um autor steampunk, algo de que discordo).

Nenhum comentário: