20.2.10

A moda dos vitorianos punk

Neste blog procuro falar das vertentes culturais do steampunk mais ligadas à literatura, quadrinhos e cinema. Acabo não falando de outros temas, como jogos e moda, não por julgá-los menos importantes, mas por falta de conhecimento no assunto mesmo. Por isso, é sempre interessante encontrar uma matéria escrita por alguém que domina um assunto do qual não tenho tantas informações e, ao final da leitura, me sentir bem mais inteirado. Foi o que acabou de acontecer, neste fim de tarde de sábado, numa pausa do trabalho, com o artigo Moda SteamPunk.

De autoria da escritora com formação em design editorial Dana Guedes, a matéria publicada no site do Conselho Steampunk permite uma excelente introdução ao lado fashionista do gênero, passando pelas principais tendências e inspirações da parte visual da cultura steamer, desde suas origens, ainda no século XVIII, na Inglaterra. Bem informada, a articulista aponta ainda possibilidades para bem além dos temas clássicos, comenta as particularidades do Brasil, referindo-se a coletânea nacional do gênero organizada pela Tarja Editorial, e ainda sugere pontos muito instigantes a serem explorados em outras latitudes. Abaixo, um trecho:


Apesar do gênero ter sido criado a partir dessa base, ele possui uma estrutura que o permite ser utilizado em diversos outros lugares, como no Brasil, que pode ser visto até na compilação de contos de escritores brasileiros (Steampunk – Histórias de Um Passado Extraordinário) e no famoso Velho Oeste, uma das vertentes muito populares no Steampunk, também por causa de Wild Wild West, regravado em filme em 1999. Na verdade, não há restrições para a aplicação do Steampunk na História de um país, tudo depende da imaginação do criador da história, do personagem e, claro, das vestimentas. Apesar de ter sido um movimento essencialmente europeu, nada impediria, por exemplo, da existência de Steampunk no Japão, tomando pelo gancho a abertura dos portos do país para o ocidente em 1868. Um samurai com acessórios de metal e katanas tecnológicas misturado ao kimono seria algo realmente interessante de se ver, assim como vestes coreanas e chinesas também com influência da tecnologia do vapor. E por que não também as tribos indígenas americanas durante o Velho Oeste com influencia Steampunk? Com os penachos, as franjas e engrenagens? 

Nenhum comentário: