20.6.11

Oportunidade internacional

Uma excelente notícia, como todas as que ele me envia por email, chega via Christopher Kastensmidt, escritor americano radicado no Rio Grande do Sul que já foi notíicia neste blog algumas vezes, focando sua noveleta que se passa no Brasil colonial e os prêmios aos quais ele já concorreu e já levou. Agora, a notícia diz respeito a uma oportunidade excelente para outros escritores de literatura fantástica que escrevam em português e que tenham tido material publicado entre 2009 e 2010.

Concurso Hydra de Literatura Fantástica Brasileira

O concurso Hydra, uma parceria entre a revista eletrônica norte-americana Orson Scott Card’s Intergalactic Medicine Show e o website brasileiro A Bandeira do Elephante e da Arara, visa expor o melhor da literatura fantástica brasileira para leitores em língua inglesa do mundo inteiro.

Um painel composto por três juízes selecionará três finalistas entre os contos de literatura fantástica publicados no Brasil pela primeira vez nos anos de 2009 e 2010. O conto vencedor será selecionado pelo escritor norte-americano Orson Scott Card, autor dos livros Jogo do Exterminador e Orador dos Mortos e um dos escritores mais premiados de ficção científica no mundo.

Card diz, “Desde a época em que vivi no Brasil no começo dos anos 70, a nação e o povo do Brasil têm sido importantes para mim. É por isso que em Orador dos Mortos, os colonos são brasileiros que falam português! Quando voltei para o Brasil há vinte anos para participar de uma convenção de ficção científica, fiz novas amizades e li o trabalho de alguns autores estimulantes. Continuo seguindo o panorama de ficção científica brasileira, e tenho orgulho que a IGMS facilitará a apresentação de alguns destes escritores aos leitores americanos. Até agora, leitores americanos têm pouca idéia da quantidade de bons trabalhos que estão sendo feitos no nosso gênero no Brasil.”

O conto vencedor receberá tradução para o inglês feita pelo escritor Christopher Kastensmidt, finalista do Prêmio Nebula de 2010, e organizador do Concurso Hydra. O conto vencedor também será publicado na Orson Scott Card’s Intergalactic Medicine Show (IGMS), com pagamento profissional.

Edmund R. Schubert, editor de IGMS diz, “Desde o lançamento online da revista, publicamos histórias do mundo inteiro, mas apenas das partes do mundo onde falam o inglês. Esta oportunidade de buscar literatura brasileira, onde não há apenas um outro jeito de falar mas também de pensar, é emocionante. América do Sul e América Latina são conhecidas de longa data por incorporar realismo mágico em sua ficção, o que é uma novidade perfeita para a IGMS investigar. Estou bastante animado para ver as histórias que chegarão para nós deste concurso.”

O organizador Christopher Kastensmidt diz, “A comunidade brasileira de ficção especulativa produziu centenas de histórias excelentes durante os últimos anos, mas poucos chegaram aos leitores de outros países. Esse concurso é uma chance de mostrar aquele talento para o mundo. Intergalactic Medicine Show reconhece que o mundo da FC se estende muito além dos EUA, e agradeço de coração o apoio deles neste evento. Acho que vai ser um grande momento para nossa comunidade aqui.”

O nome do Concurso Hydra vem da constelação. Sendo um grupo de estrelas com nome de um monstro mítico, a constelação Hydra é símbolo da fantasia e ficção científica produzida pela comunidade de escritores de ficção especulativa. A constelação atravessa a equador celestial, unindo os hemisférios celestiais norte e sul, da mesma maneira que o Concurso Hydra espera juntar os hemisférios norte e sul de ficção especulativa. A constelação Hydra também aparece na bandeira brasileira.

As inscrições serão abertas de 01 de julho até 15 de agosto, e todos os autores brasileiros com contos de ficção científica ou fantasia publicados em 2009 e 2010 são encorajados a participar. O regulamento será disponibilizado em breve no website parceiro Universo Insônia  Não existe taxa de inscrição, e o vencedor receberá tradução do conto para inglês e contrato de publicação na IGMS, com pagamento padrão da revista.



Sobre Orson Scott Card’s Intergalactic Medicine Show
Fundada pelo escritor premiado Orson Scott Card, e editada nos últimos cinco anos por Edmund R. Schubert, IGMS é uma revista online bimensal premiada que publica contos ilustrados de ficção científica e fantasia, histórias em áudio, entrevistas, resenhas e mais. Autores vão de profissionais como Peter Beagle e David Farland até autores estreantes. O site da revista é www.intergalacticmedicineshow.com.


Sobre The Elephant and Macaw Banner
A Bandeira do Elefante e da Arara (em inglês, The Elephant and Macaw Banner) é uma série premiada de fantasia situada no Brasil colonial. As histórias contam as aventuras de Gerard van Oost e Oludara, uma dupla improvável de heróis que se encontram em Salvador. Notícias, arte e informações sobre as referências culturais e históricas podem ser encontrados no site www.eamb.org.

4 comentários:

Juliana Poggi disse...

A única coisa que sai no momento é Uauu...O.o

Bora divulgar! ;D

Romeu Martins disse...

Isso, Puftz, esta é uma oportunidade incrível para os lusófonos ;-)

Anônimo disse...

eu espero sinceramente que não seja o único a acontecer! tanta gente boa por aqui que merece essa oportunidade =D

Romeu Martins disse...

Se o pessoal da publicação gostar da qualidade do que vem sendo produzido por aqui, não tem mesmo porque não acontecer novamente ;-)

É uma oportunidade e tanto essa que o Christopher e o Scott Card abriram para os brazucas!