23.9.11

Homens de aço

Resenha nova no UniversoHQ: desta vez comentei sobre uma minissérie dos quadrinistas americanos Brian Azzarelo e Lee Bermejo reunida em edição única pela Panini. Um dos principais embates do mundo dos quadrinhos narrado do ponto de vista do antagonista dos maior dos super-heróis. Abaixo, segue o trecho inicial, para ler mais, clique aqui:

A capacidade de fazer o leitor vivenciar novas perspectivas, bem diferentes de suas convicções habituais, é uma das habilidades mais ambicionadas por escritores, independentemente da mídia em questão: da literatura aos quadrinhos, passando pelos roteiros de teatro, cinema e televisão.

Como o assunto aqui são as HQs, impossível não lembrar do trabalho feito por Alan Moore na criação do personagem Rorschach em Watchmen como um dos exemplos máximos de tal capacidade de provocar empatia alheia.

O quadrinhista britânico dedicou tamanho empenho à construção da personalidade daquele controverso anti-herói encapotado, que muitos poderiam pensar que ele próprio defende ideias semelhantes.

No entanto, quem conhece algo do criador, um anarquista convicto, sabe que Moore não poderia ter uma ideologia mais distinta daquela defendida por sua criatura fascistoide.

Algo assim foi feito pelo norte-americano Brian Azzarello em relação a um personagem que não é de sua autoria e já ganhou versões diversas pelas mãos de muitos dos melhores profissionais da indústria dos comics. Em Lex Luthor - Homem de Aço, ele permite ao leitor um mergulho em profundidade na mente do grande inimigo do primeiro super-herói da DC Comics.

Nenhum comentário: