12.3.10

Tibor Moricz fala sobre O Peregrino

Cândido Ruiz entrevista o escritor Tibor Moricz sobre seu segundo romance, a ser lançado ainda este ano, O Peregrino. Com chamada no site da Loja São Paulo do Conselho Steampunk, a conversa foi publicada em seu blog O Nocturlábio, dedicado ao conto que o próprio confrade anda a escrever por estes dias. Abaixo, segue a abertura da entrevista, na qual sou citado, e a primeira pergunta e respectiva resposta da entrevista que pode ser lida aqui.



Tibor Moricz não é um autor estreante e seus romances já nos são conhecidos. O Autor de Fome e Síndrome de Cérebro desta vez nos presenteia com O Peregrino – “Um romance ambientado no meio oeste americano, ano aproximado de 1870. Um homem desperta numa caverna, seminu, cabeludo, barbudo, com unhas longas e retorcidas. Sem memória nenhuma do passado. Ao seu lado, um Colt45 reluzente como novo.” – Eis o nosso ponto de partida neste romance que foi batizado de forma extrovertida por Romeu Martins como “bullets and sorcery“. O autor me revelou alguns elementos deste romance em uma breve entrevista.

1-Como o criador classifica sua obra? Nos conte um pouco mais a respeito deste universo que parece flertar com o Weird West e o Steampunk.

O Peregrino nasceu conto. Era pra ser um conto. Por tradição não elaboro antecipadamente as tramas de narrativas curtas. Deixo as palavras irem fluindo, juntando parágrafos. Às vezes não funciona e às vezes funciona bem demais, como nesse caso. Me dei conta de que tinha muito mais nas mãos do que um conto lá pela página 10. Foi aí que antevi toda a magnitude da história, toda a sua potencialidade. Mudei drasticamente de estratégia e comecei, então, um romance. Não pensei em gêneros nem em subgêneros enquanto escrevia. Deixei a coisa fluir, presa, porém, a um fio condutor tênue. Agora, pronto, vejo que tenho nas mãos uma obra que mistura fantasia e ficção científica. Reúne características de ambas. É um romance com características Steampunk, mas não foi escrito para ser assim. Não houve uma planificação neste sentido. Surgiu naturalmente.

Um comentário:

compostela 1 tibor disse...

Tibor Simcsik tem uma Coleção de Peregrinos em www.clubedeautores.com.br

Além de algumas crônicas sobre Peregrinos do Caminho de Santiago de Compostela, com um video de outro hungaro perdido pelo mundo...

Assinado: Tibor Simcsik Tancsik Tarkanyy Horvat e etc...