3.11.10

Uma coletânea de retrotecnologia medieval

Ia deixar para postar amanhã, mas a notícia é tão boa que adianto por aqui. Na verdade, são várias boas notícias. O Estronho é um site que há 15 anos, comandado por M.D. Amado, publica contos de escritores dedicados à ficção de gênero, com ênfase no fantástico. Como processo evolutivo, este espaço se tornou recentemente a mais nova editora do país, cujo slogam em sua página na internet é o provocativo "Tudo, até literatua". São várias obras já programadas e outras com chamadas para contos abertas, vale conferir.

Mas quero falar aqui de um caso específico que interessa ao gosto pelo passado fantástico deste blog. É um caso que lembra um post anterior "Um exemplo de retrotecnologia medieval" no qual comentei a respeito de um conto que envolvia ficção científica na corte do mítico Rei Arthur. Agora, temos aqui um livro inteiro dedicado a esse nicho, de uma coleção chamada Extraneus, cujo primeiro volume vem se chamar exatamente Medieval Sci-Fi. A capa é esta aqui embaixo.



No já citado site da editora, os leitores podem conferir um dos contos presentes na obra, "Dez lampejos do Muçulmano de Ferro", de autoria do fluminense Cirilo S. Lemos. O título já entrega algumas dicas: o texto foi escrito em curtos tópicos, dez ao todo, espalhados em seis páginas, verdadeiramente lampejos de uma história maior que está ocorrendo e da qual vemos apenas os fragmentos selecionados pelo seu criador. O cenário escolhido é o dos embates entre cristãos e islamitas no século XII, porém com o ingresso de um elemento fantástico que vai desequilibrar consideravelmente os rumos das batalhas. Recomendo a leitura, e caso o restante do livro mantenha tal qualidade, é uma excelente contribuição para os admiradores de obras retrofuturistas.

9 comentários:

Deze Rezende disse...

Parece ser ótimo mesmo!
O estrnho sempre trazendo ótimas novidades pra gente! o/

Romeu Martins disse...

Oi, Deze ;-)

E eu notei outra coletânea, esta ainda aberta para participação, que também tem a ver com os temas sobre os quais eu falo por aqui... logo, logo faço outro post a respeito

Cirilo S. Lemos disse...

Valeu a força, Romeu. Fico feliz que tenha gostado do texto. ;-)

bibs disse...

gostei muito da novidade
e mais ainda da estrutura do conto. vou lá dar uma conferida mais tarde!

Romeu Martins disse...

Gostei muito, Cirilo, já tinha lido alguns contos teus naquela revista on-line com nome russo e sabia que devia ter coisa boa nesse pdf.

Acho que você vai curtir, bibs ;-) Prato bom pra quem curte História.

Cirilo S. Lemos disse...

Ah, a Samizdat. Pena que acabou. Foi uma boa experiência.

Romeu Martins disse...

Outros caminhos tão se abrindo, como a 1000 Universos, por exemplo.

Isabella F. disse...

Estronho é um bom site! Hey? Podemos trocar links? O seu já esta em meu blog.

Isabella F. disse...

simbologiamaldita.blogspot.com