9.11.10

A Máquina Analítica de Babbage vai ser construída

Que o nosso mundo quase foi outro graças ao matemático britânico Charles Babbage (1791-1871) os leitores deste blog bem sabem. Ao projetar o primeiro computador do mundo, ainda movido ao vapor, ele esteve prestes a mudar a história dando origem a era da informática ainda no século XIX. Tanto foi assim, que a especulação sobre o sucesso daquele inventor inglês está por trás do romance escrito a quatro mãos que é considerado o principal marco do steampunk literário - e que deve sair traduzido no Brasil ainda este ano, segundo as últimas notícias que eu soube.

Mas literalmente além do papel - seja o do projeto, seja o da obra da ficção - a Máquina Diferencial Analítica de Babbage pode finalmente ter a chance de se tornar realidade. Quem me passou a notícia via twitter foi o escritor, tradutor e roteirista Sylvio Gonçalves. Uma completa reportagem do jornal português Público trouxe a notícia de que o cientista John Graham-Cummings está fazendo uma campanha para conseguir recursos e assim poder construir o projeto dos sonhos do seu conterrâneo do século retrasado. Segue abaixo o início do texto, mas vale a pena conferir a reportagem completa sobre esse inusitado caso de paleocomputação:

John Graham-Cumming não quer muito de cada um. "Peço às pessoas que assumam o compromisso de doar dez dólares / dez libras / dez euros para uma organização não lucrativa dedicada a construir a Máquina Analítica", escreveu o informático no seu blogue a 6 de Outubro. Em 29 dias, já 3691 pessoas tinham aderido à causa.

O prazo limite imposto pelo informático inglês para o sucesso deste pedido é 31 de Janeiro de 2011. Até lá, Graham-Cumming espera conseguir dez mil assinaturas e reunir 500 mil dólares para construir um computador mecânico movido a vapor, idealizado no século XIX pelo matemático e inventor inglês Charles Babbage (1791-1871). Um computador que nunca chegou a sair do papel.

Os passos da construção já estão delineados e, se o objectivo financeiro for cumprido, a obra terá que ser feita em pouco mais de uma década. "Tenho o prazo até 18 de Outubro de 2021 para terminar [a máquina]. Esse é o dia do 150.º aniversário da morte de Babbage", disse Graham-Cumming por email, ao P2. "Ele trabalhou nesta máquina até à morte, por isso seria um tributo adequado. Espero ter a máquina construída antes disso."

3 comentários:

giseli disse...

Uia! Muito interessante mesmo! Será que rola uma Skynet a vapor? :P

Ricardo Bittencourt disse...

A máquina diferencial já foi construída, é essa da foto do post. Eu a vi de perto no museu da computação em Mountain View.

Só a máquina analítica ainda não foi construída.

Romeu Martins disse...

Ooooops, brigadão, Ricardo, você está mais que certo, é a Máquina Analítica que o vaquinha pretender reunir a grana da vaquinha para construir, valeu a correção! ;-)

Imagina só, Gi. Aqueles Steaminators do século XIX ;-)