3.9.09

Steampunk feito no Brasil

Mais escritores se dedicam ao gênero steampunk. Renato A. Azevedo, autor do livro De Roswell a Varginha, publicado pela mesma editora da coletânea Steampunk - Histórias de um passado extraordinário, se aventurou nesta área com um conto publicado em seu blog, Escritor com "R". Leia abaixo o início de "Aurora":

Rogério Daminelli chegou cedo ao Observatório Astronômico de Congonhas. Havia tirado folga na noite anterior, mas não se sentia tão descansado assim. Havia passado a noite com sua amada, Guinevere Alves, e as doces lembranças lhe faziam esquecer qualquer cansaço.

Funcionários passavam diante da porta de seu escritório a todo instante, limpando, fazendo manutenção e demais serviços requeridos para o funcionamento da instalação. Rogério passou os olhos pelos jornais da manhã que haviam sido deixados sobre sua mesa. “Argentina comemora sucesso no lançamento de seu primeiro foguete”, dizia em letras garrafais a primeira página de um deles. Um outro comentava algo a respeito das discussões no Congresso Imperial, no Rio de Janeiro, e um jornal local debatia um projeto de tornar aquele planalto onde se localizava o observatório no extremo da zona sul de São Paulo, em um aeródromo para pouso de dirigíveis.

O jornal que mais chamou sua atenção foi o que estampava uma belíssima imagem do cometa Donatti VI na primeira página. Descoberto por seu antigo mestre, o Professor Salvadore Donatti, o cometa vinha proporcionando um belo espetáculo nas últimas semanas. Quase todos os projetos de observação no telescópio, que com seu espelho de 3,20 m de diâmetro era o maior da América do Sul, eram dirigidos ao cometa.


E não para por aí. Outro escritor, Pablo Frazão, tem um projeto desde o mês de julho de uma novela steampunk com piratas, chamada "Mensagens na garrafa". O local de publicação é seu site, o Chapeleiro Louco, e ele explicou o esquema que vem adotando para divulgar o material:

Todas as sextas eu abro um dos posts ao público em geral para ler a novela Steampunk que estou escrevendo. "Mensagens na garrafa" conta os dramas e aventuras da tripulação de um navio pirata em um mundo similar ao nosso, onde o nonsense e o surreal podem acontecer a qualquer momento. Recheado de magia e tecnologia e seres de fantasia. Em um mundo vitoriano cheio de referências nerds.

Às quartas e sábados lanço um post novo para meus contatos por lá, que leem de antemão o que está sendo escrito. O primeiro capítulo ja está completo, a previsão é de que chegue aos cinquenta capítulos.

4 comentários:

Renato A. Azevedo disse...

Caro Romeu, obrigado pela divulgação, espero que o pessoal goste.
Abraços

Romeu Martins disse...

O prazer em divulgar novas iniciativas no gênero é meu, Renato,

Um abraço e sucesso!

Pablo Frazão disse...

Valeu por divulgar cara, aproveito aqui para informa-lo que enquanto estou escrevendo a novela online. Ja estou produzindo material para a HQ do "Mensagens na garrafa" para o ano que vem, que é o segundo arco de historia de Eyrion.

Romeu Martins disse...

Opa! Excelente notícia, quanto mais produção steampunk nacional melhor e em todas as mídias.