16.8.09

Universos paralelos

A nota abaixo, assinada por Camila Alam, foi publicada na edição de CartaCapital com data de capa do dia 19 de agosto.

Antologia de ficção científica apresenta o estilo steampunk

Surgido em 1987, o termo steampunk denomina um subgênero da literatua de ficção científica que ambienta as histórias no século XIX, cercado pela Revolução Industrial e pelos avanços tecnológicos movidos a vapor. Extremamente visual, o estilo fantástico concentra-se em detalhes da sociedade, como comportamento e vestimenta, apostando em um desenvolvimento alternativo à história como conhecemos.

O movimento ganha seu primeiro exemplar nacional. Steampunk - Histórias de um passado extraordinário (Tarja Editorial, 184 págs., R$ 39) apresenta nove contos, de autores diferentes, que abordam essa temática. Não raro, episódios reais, em especial as guerras, são pano de fundo para aventuras na época da tecnologia do vapor (steam).

Crises internacionais, sociedades secretas, ciência e a corrida pelo domínio dos céus são temas abordados por Alexandre Lancaster, Cláudio Villa, Gianpaolo Celli, Flávio Medeiros, Fábio Fernandes, Jacques Barcia, Roberto de Sousa Causo, Romeu Martins e Antonio Luiz M. C. Costa. Este último, editor de CartaCapital, descreve o estilo não como uma reflexão sobre o passado ou o futuro, mas como algo que pudesse ter existido, um olhar paralelo para a história da sociedade e da tecnologia.

Nenhum comentário: