4.8.09

Conto steampunk em revista de RPG

Estive fora da rede mundial por uns dias, por isso não dei a notícia antes. A revista para entusiastas de jogos de interpretação RPG Magazine estreou na internet com uma versão em PDF e abriu espaço para o gênero abordado por este blog. Logo no seu primeiro número on line, a publicação trouxe o conto "Rota de fuga" de um dos criadores do Conselho Steampunk, Bruno Accioly, uma ótima surpresa em termos de steampunk made in Brazil.

Narrado em primeira pessoa por um mais que inusitado personagem, cuja origem pode ser deduzida pelo leitor desde o início, mas cuja confirmação só ocorre ao final do texto, o conto é excelente. O autor conseguiu unir informações técnicas muito precisas e verossímeis sobre o que se poderia esperar de um construto movido a vapor sem se descuidar do lado humano da narrativa. O conjunto é muito bom, como se pode provar pelo trecho a seguir:

Os pistões começavam a funcionar, o vapor escapando pelas pequenas imperfeições inevitáveis em minha estrutura. O som repetitivo das engrenagens era previsível, mas por ser a primeira vez que eu as escutava e por serem estes os primeiros passos que eu ensaiava a descer do teto e da parede da biblioteca, era como se eu estivesse nascendo de uma gestação interminável.
O capitão não me dava atenção e, como que em transe, tentava resolver uma série de questões mecânicas de transferência de energia que não tinham mais qualquer relevância. Olhava-o por trás enquanto ele se esforçava com habilidade nos controles que acionara após retirar de cima deles a enorme edição do Alcorão que os escondia.
As espirais amplas que a embarcação agora descreviam pelas laterais do gigantesco redemoinho provocavam rangidos sinistros que provavelmente assustavam toda a experiente tripulação, mas o capitão continuava impassível.
Quando falei pela primeira vez ele não pestanejou, mesmo tendo o som sido mal articulado e sem significado – Agora não! – disse, aparentemente para minha manifestação.
- É o momento, capitão… – insisti no único tom monótono, metálico e sibilante que eu era capaz de usar.

A íntegra pode ser lida tanto no site do Conselho quanto no arquivo da revista, que trás o mutante Wolverine na capa e ainda dá oportunidade para seus leitores concorrerem a livros. Um ótimo aperitivo para o que promete ser uma grande parceria.

4 comentários:

Giseli Ramos disse...

Hum, bacana, vou baixar! =) Tô curiosa para saber como é que o Bruno escreve, afinal, ele está no steampunk, né?

Romeu Martins disse...

Te garanto que, pra mim, foi uma surpresa e tanto. Gostei bastante.

Bruno Accioly disse...

Obrigado pelos elogios.
Espero que todos gostem.

Eventualmente devemos lançar uma publicação (online) com contos de pessoas envolvidas com o Conselho SteamPunk e entusiastas de todo país.

Bruno Accioly
b.accioly@steampunk.com.br
Conselho SteamPunk

Romeu Martins disse...

Opa, sucesso na empreitada, Bruno. E parabéns pelo conto, muito bem narrado.