6.8.09

Conselheiro honorário 2

Eis que surge uma nova resenha minha para a loja de São Paulo do Conselho Steampunk. Novamente eu falo de uma revista em quadrinhos do selo Elseworlds da DC Comics, desta vez protagonizada pelo Superman: A Nation Divided, traduzida no Brasil por Uma nação dividida.

Trecho, sendo que a íntegra pode ser lida aqui:

A história é praticamente uma versão em quadrinhos da chamada literatura epistolar, ou seja, daquela que é narrada por meio de cartas trocadas por seus personagens. Ela já abre com um exemplo desse recurso, quando vemos o jovem recruta nortista Atticus Kent escrever uma carta para seus pais, de Kansas, Josephus e Sarah – versão do século retrasado de nossos conhecidos Clark, Jonathan e Martha Kent.

"Queridos pai e mãe, não sei quando terei condições de remeter esta carta, mas eu queria registrar meus pensamentos, antes que o tempo os apague. Tem sido uma longa marcha. Embora eu não me sinta cansado, ando ouvindo queixas de outros homens. Desconfio que amanhã entraremos em combate. Eu não queria enfrentar os rebeldes. Sei que é preciso, pra encerrar esta guerra e preservar a União. No entanto, o preço será alto demais. Nós já vimos o resultado de batalhas preliminares. Homens mutilados e tão enfaixados que não vêem nada. Como crianças, eles são levados pela mão.”

A correspondência continua, com o soldado relembrando a vez em que seus pais deram abrigo à família Johnson, um casal e seus três filhos, negros, que fugiam de um grupo de escravistas. Pelas reminiscências do rapaz, podemos perceber que não se cansar nos deslocamentos não é a única evidência do quanto ele é diferente das demais pessoas. Os três homens armados que perseguiam os fugitivos foram expulsos do Rancho Kent por pedras lançadas por Atticus, em uma uma demonstração de força no mínimo incomum. Obviamente, isso seria apenas um aperitivo do que estava pra vir nas próximas páginas.

Nenhum comentário: