16.7.09

Gaúchos a vapor


Acrescentei mais um endereço à galeria de links ao lado e com isso dou às boas vindas à Loja do Rio Grande do Sul do Conselho Steampunk. Agora são três praças do país que fazem parte deste movimento que divulga e apoia a cultura steamer: além dos recém-ingressos gaúchos, há lojas em São Paulo e Rio de Janeiro.

Vou reproduzir trechos do artigo que abriu as atividades no site gaúcho, "Mas o que é esse tal Steampunk?", de autoria de Ju Oliveira:

Os novos Steampunks

Atualmente encontramos o gênero steampunk em várias mídias. Além da ficção científica e do horror, o steampunk também se associa à fantasia como é o caso do anime “Escaflowne” e de alguns jogos de videogame da série “Final Fantasy”. Falando em animes, também são steampunks alguns dos episódios de “Robot Carnival” e, naturalmente, uma das obras-primas de Hayao Miyazaki, “Laputa: Castle in the Sky”.
Existem vários bons livros contemporâneos do gênero steampunk, a maioria ainda não disponível em português, como os três romances da “The Steampunk Trilogy” de Paul DiFilippo. Já traduzidos temos os primeiros livros da fantástica série “Dinotopia” de James Gurney.
Nas HQs, “As aventuras da Liga Extraordinária” é uma leitura obrigatória. O mestre Alan Moore nos maravilha utilizando toda a galeria dos personagens clássicos da literatura vitoriana/steampunk.
No cinema “As Loucas Aventuras de James West” com Will Smith não fez jus à memorável série da televisão “James West”. Mais à altura dela esteve a série “As Aventuras de Brisco County Jr.”, com Bruce Campbell que passou por aqui no canal Warner.

Nenhum comentário: