5.6.12

Epopeia lunar

Adaptações em quadrinhos de obras clássicas da literatura se tornaram um grande filão de nosso mercado editorial, visando principalmente o público que frequente as salas de aula. Mas um projeto sobre o qual fiquei sabendo apenas recentemente inova não apenas pelo potencial retrofuturista contido nele como também por se propor a reconstruir livremente ao mesmo tempo uma gama de trabalhos literários e do  cinema que têm em comum a conquista de nosso satélite natural. O autor do projeto é conhecido deste blog, o quadrinista Estevão Ribeiro, sobre quem já comentei outros trabalhos com viés steampunk, e o projeto em voga é a graphic novel Da Terra  à Lua.


Como podemos ver na arte acima, a ideia deste álbum não é apenas adaptar livremente o livro homônimo de Jules Verne (e sua continuação, Ao redor da Lua). A proposta do quadrinista é também incorporar elementos de outro livro do outro pai da ficção científica, Os primeiros homens na Lua, de H. G. Wells, e também do filme pioneiro da história do cinema, Viagem à Lua, de George Mélies. A ser lançado por um dos selos da editora Ediouro, com apresentação do escritor Gerson Lodi-Ribeiro, este novo empreendimento de Estevão Ribeiro tem tudo para abrir novos conceitos em termos de adaptações quadrinísticas.

5 comentários:

Pedro Dobbin disse...

Não entendi muito bem..Será lançado pela ediouro? Na capa aparece agir/nova fronteira.

Estevão Ribeiro disse...

Oi, Pedro... Tudo bem?
Então, na verdade, não deve sair nem por uma nem outra: Acredito que vai sair pela Desiderata, que será o selo de quadrinhos da Ediouro... O grupo Ediouro é formado pela Nova Fronteira, Agir, Singular, Desiderata e uma outra que me foge o nome.
Quando divulgado não ficou definido por qual selo/editora do grupo sairá. A única certeza é que sairá :)
Abraço!
Estevão

Romeu Martins disse...

Opas, pois é, por isso no texto eu só mencionei que será por um dos selos da editora ;-) Parabéns, Estevão, belo projeto!

Pedro Dobbin disse...

Obrigado pela resposta. Aguardo ansioso a publicação.

Abraços
Pedro Dobbin

Pedro Dobbin disse...

Obrigado pela resposta. Aguardo ansioso a publicação.

Abraços
Pedro Dobbin