11.12.09

Steampunk feito no Brasil 3

A dica desta vez veio pelo Twitter de Ana Cristina Rodrigues: uma história envolvendo espionagem e elementos steampunk no início do período republicano brasileiro. Agente A5 - Segredos e justiça é um noveleta dividida em seis capítulos e que está disponível em pdf no site do escritor, designer gráfico e quadrinista Régis Rocha: o Afrodinamic Produções.

É desta forma que o autor descreve o site que hospeda essa e várias outras histórias:

AFRODINAMIC PRODUÇÕES é uma editora independente de revistas em quadrinhos e material informativo.

Com início de atividades em dezembro de 2005, abriga projetos que visam o desenvolvimento do quadrinho nacional. Artistas com suas visões particulares do mundo, interessados na divulgação de sua arte. Sabemos que dinheiro é importante e essencial, mas nem por isso exploraremos os leitores, que são o real motivo da existência de uma editora.

Aqui você encontrará o conteúdo integral de nossas publicações. Esperamos seus comentários, e-mails, críticas, elogios...afinal, é tudo feito para vocês, leitores.

AFRO, para relembrar as raízes no qual o Brasil foi forjado, com sangue, dor e glória.

DINAMIC, porque não estamos parados, mas em constante evolução e revolução.

PRODUÇÕES que vão além do papel e além da tela do monitor, esperando encontrar um lugar dentro de sua alma.

Humildemente fazendo valer seu espaço e oferecendo diversão e informação de qualidade em troca da sua atenção.

Karibu!

Régis Rocha

ps: Karibu! significa Bem Vindo, em swahili.

Quanto à noveleta, a trama conta a primeira missão da agente do Serviço de Inteligência da República Brasileira Aretha de Albuquerque Ferreira e Lima em sua volta ao país, uma versão bem mais avançada tecnologicamente que a da história oficial do início do século XX. Ela é descrita desta forma por um de seus comandantes:

A Agente A5 nasceu em 1872, filha de uma Dama da Corte do ex-imperador Dom Pedro com um suposto príncipe negro, ex-escravo dela. A menina nasceu mulata e com os cabelos levemente cobreados. Sua mãe não deixou que ela fosse dada a uma ama negra – o que geralmente acontece nessa ocasião – e ela foi criada nos salões da corte. Aos 16 anos ela solucionou sozinha o mistério que pelo departamento foi chamado de ”Desaparecimento da Jóia da Coroa do Imperador”, o que chamou a atenção do então Serviço da Inteligência Imperial, ingressando como Agente nível B8. Depois de solucionar o “Caso do Diamante Africano”, ela foi promovida a agente nível A7. Agora, depois de dois anos de treinamento na Inglaterra ela está voltando e assumindo o posto de agente A5...

Nenhum comentário: