"E no próximo vamos te colocar no palco, vamos falar de ficção científica e do steampunk!"
Jamais duvidem da palavra de Ester Gewehr, meus amigos. A promessa foi feita nos comentários do post em que relatei, neste blog, a primeira edição da HQCon, em 2010, ainda impressionado com o evento que ela, Diego Moreau e José Mathias haviam acabado de realizar em Florianópolis. A foto logo em seguida é um flagrante de que as palavras dela não foram vãs. O flagrante de Saulo Popov Zambiasi registra justamente o momento em que eu subi ao palco da edição organizada por aquele trio este ano para falar sobre ficção científica e steampunk. Ali estou eu entre Mário Luiz C. Barroso, editor e tradutor de boa parte dos quadrinhos de super-heróis que já li, e de Fábio Fernandes, meu mestre na FC e tradutor de boa parte dos livros do gênero que já li. Sim, lá estava eu entre duas pessoas mais do que admiradas por mim há anos para dar minha contribuição a respeito daquele tema anunciado desde 2010 - e do qual gosto tanto que virou este blog - naquele que foi, sem a menor dúvida, o meu melhor final de semana dos últimos tempos.
Além da oportunidade fantástica de dividir o palco com pessoas desse nível de experiência e conhecimento de causa, ainda pude assistir a outras palestras com profissionais como Sidney Gusman, Hector Lima, Ricardo Manhães e honrosa companhia. Reencontrei meus colegas de Sociedade Histórica Desterrense, Pauline e Maurice Kisner, Carolina Silva e Jessé Fialho, que ministraram um workshop durante a convenção. Anunciei em primeiríssima mão meu projeto de álbum de quadrinhos com Sandro Zambi (mais detalhes por aqui, em breve), assim como o lançamento de coletâneas steamers com minha participação nesta próxima sexta. Revi meus camaradas da Loja Universo Colecionáveis, Marco, Edu e Kayuá, sendo que das mãos deste último ainda ganhei uma toy art que vai para minha estante, entre os troféus já recebidos nesta minha, podemos dizer, carreira de blogueiro e escritor: a Steampunk Bible com trecho de meu conto traduzido por Fábio Fernandes, e a comenda recebida do Conselho Steampunk. Conheci e revi tantas pessoas, mas tantas, que qualquer tentativa de nomeá-las por aqui seria um insucesso. Tanto quanto as tentativas de fazer deste um post informativo e objetivo; o lado emocional está ganhando de lavada. Para essa parte mais reflexiva, indico a entrevista que dei à Patrícia Pinheiro para o blog português Otaku PT.
Este é um post de agradecimento, não de notícia. Quem escreve aqui, agora, é um emocionado sujeito que participou como uma estasiada testemunha da primeira edição deste marco da cultura pop da minha cidade e que, um ano depois, teve a honra e o orgulho de ganhar a oportunidade de contribuir com sua continuidade. Foi um final de semana fantástico este, desde o início, com as generosas notas anunciando nossa presença, a minha e a de Fábio Fernandes, no palco da HQCon nos dois maiores jornais da cidade, passando pela recepção dos meus amigos organizadores do evento, toda a confraternização com o público e com os colegas palestrantes até o encerramento com boa comida, ótima bebida e excelentes risadas em uma mesa de bar. Perfeito do início ao fim. Obrigado, obrigado, obrigado.
(muitas outras fotos do segundo dia do encontro podem ser vistas aqui)
11 comentários:
Romeu, parceiro de cinema e de HQCON. Nós que agradecemos. Sua amizade, carinho, talento e conhecimento. Foi uma palestra incrível! Você, que é de casa, tem cadeira cativa no HQCON.
San Diego HQCon, o cinema anda meio em baixa neste nosso anos conturbado e faz falta! Sorte nossa podermos nos ver pelo menos nos eventos que organizamos por aí ;-) Incrível foi o evento como um todo, meus eternos agradecimentos e parabéns!
Parabéns pela palestra e por todos os seus trabalhos, Romeu! Sucesso sempre! E vida longa à HQCon! Abraços.
Brigadão, Pati, pela presença, pelo apoio, pelo espaço tão nobre em um site de tanta qualidade quanto o Otaku PT! Longa vida à HQCon!
Sem palavras! Citando o Calvin: pare, você está espremendo lágrimas dos meus olhos! A gente é que tem que agradecer, o carinho, a amizade e sua vontade de fazer o HQCon junto com a gente. Enfim, obrigada!
Grande Bill Watterson ;-) O prazer é inteiramente meu de ter estado junto de vocês nesta edição da HQCon, 3st3r!
Isso aí, grande Romeu. Parabéns.
Pequeno Grande Cirilo, ehehe, brigado, véio ;-)
Você faz um grande trabalho, rapá.
Muito legal! Pena que eu não estava aí para prestigiar esse evento, mas fica para uma próxima vez :) Parabéns!
Brigadão de novo, Cirilo, brigadão, Galvão! Espero ainda ver caravanas paulistas, cariocas e afins por aqui ;-) E a promessa do pessoal é que as gravações das palestras estejam disponíveis
Postar um comentário