8.12.10

Memória steamer

Um tópico aberto por Mrs. Damballah na comunidade do Conselho Steampunk do Paraná me fez pensar nos primórdios de meu interesse sobre a associação entre ficção científica e passado. Normalmente digo que ele surgiu após a leitura do primeiro volume da Liga Extraordinária, a série em quadrinhos de Alan Moore e Kevin O'Neil. Mas forçando um pouco mais a memória, me dou conta de que a primeira vez em que me bateu aquela sensação de maravilhamento com o tema foi mesmo anos antes com outra HQ. No caso, a que saiu originalmente na revista abaixo: X-Men #132, de abril de 1980 (no Brasil, ela foi publicada na saudosa revista Superaventuras Marvel, da editora Abril):


Parte integrante da lendária Saga de Fênix, a história "And Hellfire is their name!" apresentava pela primeira vez todos os integrantes da organização secreta que ficou conhecida no Brasil como Clube do Inferno. Criados pela dupla Chris Claremont e John Byrne, aqueles personagens se tornaram alguns dos principais inimigos dos anti-heróis mutantes. A inspiração dos quadrinistas, como bem explica a Wikipédia, veio do seriado televisivo The Avengers. Tanto os inspiradores da TV quando os inspirados dos quadrinhos se baseavam na verdade no século XVIII e não no XIX, o favorito da cultura steampunk. Porém, tenho certeza de que ver aqueles sujeitos usando suas vestimentas clássicas entre armas de raios lasers e ciborgues ativou muitos dos meus neurônios movidos a vapor.

Agradeço a Mrs. Damballah - cujo momento definidor da cultura steamer foi assistir a este vídeo, aos oito anos de idade - por ter me ajudado a fazer esse exercício de regressão mnemônica.

6 comentários:

Bety Damballah disse...

Romeu ... brigadão a vc por replicar a idéia e principalmente dar os créditos. Só mesmo um lord na essencia teria tal comportamento. Posta meu video ai tbem ... assim fica comprovado que até cultura inútil ... as vezes ... somente as vezes tem efeito reverso!!! O que seria de mim sem "automatic Lover"???? kkkkkk

Romeu Martins disse...

Opa, Bety

Agradeço mesmo a oportunidade que você me deu de refrescar minha memória com essa lembrança vinda lá de meados dos anos 80...

Como meu pc se recusa a postar vídeos, fiz um link para seu inspirador ;-)

Bety Damballah disse...

kkkk legal ... imagina .. mais de meio milhão de pessoas viram "automatic lover" ... não vamos primar os steamers de tal tortura!!! kkkk

Romeu Martins disse...

Haha, sofrimento educa, diria o Marquês, aquele ;-)

Alexandre Lancaster disse...

Acho que vídeo por vídeo, esse é mais... no tom da coisa: http://www.youtube.com/watch?v=V83JR2IoI8k ;)

Romeu Martins disse...

Mais uma do fundão do baú ;-)