Em sintonia com o surgimento de novos nomes na literatura fantástica brasileira, e em consonância com o crescimento do gênero pelo globo, editoras procuram novas formas de levar aos leitores qualidade aliada a custos acessíveis. Na ponta dessa tendência, a Tarja Editorial lançou a “Coleção Paradigmas”, onde apresenta 13 autores com contos de ficção científica, fantasia e terror.
Essa coleção terá seu primeiro volume lançado no dia 20 de março, o segundo volume preparado para maio e o terceiro com previsão para julho. Não há uma quantidade final de volumes estipulada.
Cada edição apresentará 13 dos escritores que têm se sobressaído dentro do gênero. Segundo Richard Diegues, escritor e organizador da coleção, “os livros reunirão autores que realmente estão fazendo a diferença na atualidade, formando dessa maneira um retrato de alta qualidade da produção contemporânea”.
“Cada detalhe da obra foi pensado para romper Paradigmas já consagrados. Toda a concepção é inovadora. A Espiral Áurea (na capa) foi adotada como arquétipo maior de um paradigma. Fixamos referência a descobertas diferentes em cada volume – Abra a porta! Abra a cabeça! Abra as asas!... –, o tratamento do miolo do livro não possui as amarras gráficas convencionais, permitindo um contato mais similar do leitor com uma revista de entretenimento do que com um livro acadêmico”, completa Diegues.
A palavra paradigma se origina do grego parádeigma, que em seu sentido literal quer dizer modelo, um padrão a ser seguido. Na literatura seria algo partilhado por diversos autores, como um fluxo de pensamentos que culmina em idéias semelhantes. É um termo complexo que aponta algo simples: os limites de uma idéia, o molde para se manter dentro dessas balizas. A proposta da coleção é apresentar contos incomuns, mesmo que baseados em paradigmas consagrados. A arte de capa deste volume apresenta trancas e fechaduras, remetendo à clausura que o próprio tempo impôs à liberdade de criação. Tudo possui um padrão, como indica a espiral áurea. Estética, métrica e simétrica a serviço do bom senso, da unicidade de estilos. Mas mesmo na natureza existe o caos. Na beleza das formas assimétricas e, ainda assim, surpreendentes em sua perfeição. A concepção não deve ser encarcerada. Abra as portas. Quebre os paradigmas!
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Os autores que participam deste primeiro volume da coleção são: Ana Cristina Rodrigues (RJ), Bruno Cobbi (SP), Camila Fernandes (SP), Cristina Lasaitis (SP), Eric Novello (SP), Jacques Barcia (PE), Leonardo Pezzella Vieira (SP), M. D. Amado (MG), Maria Helena Bandeira (RJ), Osíris Reis (DF), Richard Diegues (SP), Roberta Nunes (SP) e Romeu Martins (SC).
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
A Editora: A Tarja Editorial é a maior editora exclusiva de Ficção Brasileira, e para este ano irá lançar no mercado doze novos títulos dentro dessa linha editorial, sempre apostando em novos nomes da literatura fantástica brasileira.
O livro pode ser encontrado hoje, em pré-venda, no site da Tarja Livros e nas livrarias físicas e virtuais à partir do lançamento.
Lançamento:
Dia 20 de março de 2009, a partir das 18h30
Local: Bardo Batata – gastronomia e cultura
Rua Bela Cintra, 1.333 – Jardins – São Paulo
C o n t a t o s (imagens, textos e entrevistas):
T a r j a E d i t o r i a l
imprensa@tarjaeditorial.com.br
contato do organizador: Richard Diegues – 11 9547-2520
Título: Paradigmas
Volume 1 .
Autoria: 13 autores
Organizador: Richard Diegues
Número de Páginas: 120
Formato: 14 x 21 cm
ISBN: 978-85-61541-09-5
Valor sugerido: R$ 13,00
Nenhum comentário:
Postar um comentário