24.8.12

Ode a Chtulhu

Neonomicon é o encontro de duas das mais influentes forças criativas em suas áreas: o quadrinista inglês Alan Moore, roteirista da HQ, e H.P. Lovecraft, escritor americano que recebe uma inusitada homenagem naquelas páginas. Na minissérie de 2010, o britânico revisitou, ampliou, criticou e jogou novas luzes nas trevas criadas pelo primeiro evocador de Chtulhu. Um trabalho que o leitor talvez deva ponderar lado a lado com este excelente artigo de Carlos Orsi já publicado neste blog.

Essa polêmica história em quadrinhos foi o tema da minha resenha desta sexta no maior banco de dados de críticas da nona arte da internet brasileira. Abaixo, vocês ficam com um trecho:

Mesmo ausente da adaptação para os cinemas, sem dúvida, a citação mais famosa que Alan Moore fez à obra do escritor americano de terror H. P. Lovecraft está nas páginas finais de Watchmen.

Uma certa monstruosidade cheia de tentáculos presente na clássica série dos anos 80, considerada a obra-prima do inglês, remete diretamente a Cthulhu, monstruosidade máxima a sair da mente de Lovecraft, que viveu entre 1890 e 1937.

 Tal status certamente não vai ser ultrapassado pela edição especial que a Panini acaba de lançar no Brasil, dois anos após sua publicação nos Estados Unidos. Mas se não vai alcançar a fama de Watchmen, ao menos Neonomicon merece ser conhecida como o maior mergulho que o quadrinhista deu na obra de Lovecraft.

 A começar pelo nome da HQ, referência explícita ao infame livro ficcional que aparece em diversos contos de Howard Phillips, o Necronomicon.

 E essa recente criação de Moore também deve entrar facilmente para sua lista de trabalhos mais polêmicos, ao lado de Lost Girls, pois algumas comic shops norte-americanas se recusaram a comercializar o produto, alegando que seria "pesado" demais.

 Da mesma forma, gerou controvérsia o fato de uma menina ter tirado a obra por empréstimo em uma biblioteca pública dos EUA, apesar dos avisos da capa de que se tratava de material adulto, que deveria ser mantido fora do alcance de crianças.

 Mas, afinal, o que há nesta série publicada pela Avatar Press de tão controverso, mesmo levando-se em conta o retrospecto de Alan Moore e de H. P. Lovecraft, criadores conhecidos por sua genialidade e por suas obras muitas vezes perturbadoras?

Continua

2 comentários:

Davide Di Benedetto disse...

Tava pesquisando sobre... não sabia que era uma continuação de "The Courtyard" (que é muito bom, por sinal.)

Vou procurar pra ler.

Romeu Martins disse...

Isso mesmo, "O Pátio" é um conto de Alan Moore que foi adaptado para os quadrinhos pelo mesmo desenhista de Neonomicon. A minissérie é uma continuação direta dos acontecimentos e os personagens aparecem novamente ali.