13.2.12

Torre de Vigia 40

Quando comecei esta seção que monitora resenhas e matérias sobre a coletânea Steampunk - Histórias de um passado extraordinário não imaginava que ela fosse chegar a tantos exemplos nem que ela continuaria em atividade, quase três anos depois do lançamento do livro da Tarja Editorial. Mas eis que o livro ainda gera repercussões que merecem o registro por aqui. Caso da lista que a equipe do blog da livraria Martins Fontes pediu para ser elaborada por um velho conhecido do Cidade Phantástica, Octavio Aragão. A proposta foi a que segue abaixo:

Convidamos o designer gráfico, professor universitário e escritor Octavio Aragão para fazer uma seleção de livros que representem o que existe de mais importante no Steampunk, um subgênero da ficção científica.
A literatura steampunk é construída através de narrativas que aconteceram no passado, ou em um mundo paralelo semelhante a algum período da nossa história, com alguns avanços tecnológicos semelhantes aos atuais, mas alcançados com tecnologia de época. Ou seja, computadores feitos de madeira e engrenagens, aviões a vapor, máquinas do tempo alquímicas etc.
Sendo assim, foi montada uma listagem com dez obras consideradas essenciais para entender o gênero, sendo que o livro a ocupar a sexta posição é o que segue:



6) Steampunk, vários
Antologia de contos brasileiros onde se pode ler, entre outras coisas, o que aconteceria se Brás Cubas tivesse comercializado seus famosos unguentos; se dois personagens de Júlio Verne tivessem se enfrentado, submarino contra aeróstato; ou como seria a história do mundo caso um contato imediato tivesse ocorrido no século XIX.
A lista completa pode ser conferida aqui, valendo lembrar que boa parte dos livros foram resenhados neste blog.

Nenhum comentário: