27.4.09

Steampunk made in Brazil 2

Eu havia postado aqui sobre um conto de Fábio Fernandes publicado no site Everyday Weirdness chamado The Boulton-Watt-Frankenstein Company, certo? Pois acabo de ter o prazer de ler a continuação do texto em que o autor novamente mistura personagens reais e fictícios para criar sua versão steampunk do primeiro robô do mundo, ou melhor, dada sua origem, ao primeiro diener do mundo. Explico, a palavra robô foi criada pelo escritor e dramaturgo tcheco Karel Capek (1890-1938) em sua peça R.U.R. (de 1921), e significa servo naquela língua, o mesmo significado, em alemão, de diener.



No universo ficcional criado pelo escritor e tradutor carioca, a união dos empresários reais Mattew Boulton (1728–1809) e James Watt (1736-1819) - sócios de fato no "nosso mundo" - com o fictício Viktor Frankenstein (publicado originalmente em 1818) é que deu origem "àquilo que os antigos gregos chamaram de autômato", como definiu Fernandes. Na nova história, The Arrival of the Cogsmiths (oil on canvas, by Turner, 1815), vemos como a inovação foi incrementada graças aos avanços no campo da automação do francês Joseph-Marie Jacquard (1752-1834), ao mesmo tempo em que despertou o interesse de um poderoso militar e político conterrâneo dele. E a mistura de ficção e realidade continua, com a participação de um certo Marie-Henri Beyle (mais conhecido por Stendhal, 1783-1842) e a suposta intervenção de Sir Percy Blakeney (famoso como Pimpinela Escarlate, criado em 1903).

Por si só, esta é uma excelente notícia. Contudo, em seu blog, o imperdível Pós-Estranho, Fábio Fernandes anuncia que ainda há mais pela frente: "E aguardem mais novidades daqui até julho, desta vez em português - inclusive um lançamento na FLIP, em Paraty!". Alvíssaras.


26.4.09

Repercussão transatlântica

A coletânea que inaugurou a Coleção Paradigmas recebeu atenção de uma leitora portuguesa, Cristina Alves, do blog Rascunhos. Ela analisa alguns dos treze contos do livro e conclui:

A antologia constitui um conjunto diversificado de contos, que misturam o horror com a ficção científica, a fantasia ou o folclore. Aconselhável a quem deseje ler algo diferente, histórias de origem dispare da anglo-saxónica. Por último, resta apenas agradecer o envio do exemplar!


Para ler o texto completo, é só clicar aqui.

25.4.09

Ainda sobre Paradigmas

O organizador da coletânea Paradigmas e um dos sócios da editora Tarja concedeu uma entrevista sobre o projeto da coleção ao site Fantastik. Leia a seguir um trecho e confira a íntegra aqui:


Qual a proposta do projeto Paradigmas?

A idéia principal do Projeto Paradigmas é traçar um perfil dos autores que vem atuando com freqüência nessa época, independente da mídia utilizada. Muitos escritores tem uma boa produção, porém não possuem trabalhos expostos ao público em uma mídia permanente, ou mesmo catalogados em uma compilação que resista para a posteridade. Esta coleção tem previsão inicial de doze volumes, com projeção para alcançar 25, dessa forma pode cumprir essa meta a contento. O processo de seleção dos textos é extremamente rigoroso, de tal maneira que além de grandes nomes, teremos também o melhor dessa produção.

23.4.09

Segunda resenha de Paradigmas

Dica do paradigmático Bruno Cobbi: saiu a segunda resenha da coletânea Paradigmas. O texto pode ser conferido no blog Lote do Betão. Segue um trecho:

Recebi o livro faz quase um mês. Mas só o terminei poucas horas antes deste post ir ao ar. Por quê? Porque dias antes recebi um e-mail do Cobbi perguntando se eu tinha recebido o livro. Sim, eu havia recebido, mas não queria terminar. Tinha devorado alguns contos, regurgitado outros e ainda usado um ou outro como poderoso sonífero – mas o livro tinha uma qualidade estranhamente diferente. Como uma cabeça esquizofrênica de muitas vozes falando de mundos diferentes e realidades bizarras, tudo ao mesmo tempo agora. Dragões adormecidos em motos ultravelozes esgarçando combates com taças de ouro e homens de prata.

7.4.09

Steamgang



Foto de Marcelo Augusto Galvão

6.4.09

Steamgirl

E a comunidade steampunk compareceu ao evento!



Foto de Marcelo Augusto Galvão

1.4.09

Literatura fantástica

A comunidade paulista Steampunk já anunciou que vai comparecer:

O local do evento é a unidade Bourbon Shopping Pompéia. Para mais detalhes, consulte o portal da Oficina de Produção & Estudos de Literatura Fantástica.