28.8.10

Damas e Cavalheiros: a Steampunk Bible

Com um prazer incomensurável eu anuncio por aqui uma novidade que me enche de orgulho e alegria. Jeff VanderMeer teve a primazia da notícia em seu blog, o Ecstatic Days. Nada mais justo. Afinal, ele é o grande responsável pela obra em questão. O escritor e editor americano, organizador de coletâneas de repercussão internacional sobre Steampunk e New Weird, acaba de mostrar ao público as provas de seu mais novo projeto, um autêntico e luxuoso livro de arte. E, sim tenho a honra de estar naquelas páginas ao lado dos escritores Fábio Fernandes e Jacques Barcia, com quem já havia dividido espaço na coletânea Steampunk - Histórias de um passado extraordinário, e ainda com criadores do porte de Jess Nevins, Libby Bulloff, Bruce Sterling, Desirina Boskovich, Jake von Slatt, Rick Klaw entre muitos outros.

A obra em questão é a Steampunk Bible, um tomo que foi planejado para ser uma referência à cultura steamer em diversas vertentes, da moda à literatura. Escrita por VanderMeer em parceria com S. J. Chambers, o livro deverá ser oficialmente lançado em maio de 2011 pela prestigiada editora Abrams Image, especializada em livros de arte desde 1949. O anúncio de que o projeto estava em andamento surgiu há exatamente um ano, numa nota do dia 27 de agosto de  2009. O que foi postado hoje ainda é um material sujeito à aprovação, com algumas fotos em baixa resolução e detalhes a serem modificados. Mas já dá para se ter uma excelente ideia do que está por vir.

E entre as atrações da Bíblia Steampunk há o já comentado material brasileiro. Tanto o carioca Fábio Fernandes quanto o pernambucano Jacques Barcia foram entrevistados por Jeff VanderMeer e o resultado dessas conversas estará registrado na obra. Bem como um excerto de minha noveleta de mesmo nome deste blog. Com a tradução de Fábio Fernandes, os leitores vão poder conferir um trecho da rebatizada "Phantastic City". Este fato foi destacado pelo próprio organizador com a foto abaixo e o seguinte comentário:

Fãs brasileiros de steampunk ficarão excitados com o capítulo sobre o Futuro do gênero, que não só apresenta a capa da antologia steampunk brasileira, como traz ainda um trecho exclusivo e traduzido de uma das histórias publicadas nela (obrigado, Fábio Fernandes!).


Amigos, sejam sinceros: o que eu posso dizer além de repetir essas últimas palavras? Thanks, Fábio Fernandes! Thanks, Jeff  VanderMeer!

16 comentários:

Giseli disse...

Wow! Parabéns, cara! :)Depois mostra a capa da bíblia hein... congrats a toda a turma steamer brazuca que aparece na bíblia ;)

Romeu Martins disse...

Ah! Não duvide que estou ansioso pra ver essa capa, Gi! ;-)

Alexandre Lancaster disse...

Parabéns, Romeu! :)

Romeu Martins disse...

Para todos nós, Lancaster!

bibs disse...

poxa, o que dizer né?! mais que merecido
fiquei muito feliz lendo essa notícia
=DDDD
parabens Romeu ^^

Romeu Martins disse...

Parabéns para todo mundo que faz parte desse nosso mundinho steampunk, bibs ;-)

Eric disse...

Muito bom, Romeu ;) Enquanto uns falam, outros fazem. É isso o que importa no final. Parabéns.

Romeu Martins disse...

Exatamente, Eric! "Deixa que digam. Que pensem, que falem. Deixa isso prá lá. Vem prá cá. O que é que tem?" hehehe

E parabéns pelo Vaporpunk, que repita o sucesso e leve à frente o vapor brasileiro ;-)

Ivo disse...

Meus parabéns aos envolvidos.

Mais que merecido esse reconhecimento ao bom trabalho.

Estou curioso, claro que vou comprar.

Romeu Martins disse...

Obrigadão, Ivo! Muita curiosidade por aqui também que só vai ser sanada em maio ;-)

cipexbr disse...

Parabéns! 2010 é sem dúvida o ano do vapor!
Carlos A. Machado membro da Loja do Conselho SteamPunk PR

Romeu Martins disse...

Brigadão, Carlos, e isso só foi possível pelo apoio incontestável que o pessoal do Conselho e das Lojas têm dado aos projetos que são lançados!

Anônimo disse...

Puxa, só vi agora! Parabéns!

Romeu Martins disse...

Opa, valeu, Galvão!

Anônimo disse...

The sіgnalѕ connесt with concentrаted nerve regions, which in turn ѕprеad thе
sіgnal tο the entiгe abԁominаl гegіon.


Visit my webpage :: flex belt coupon code

Leonardo Peixoto disse...

Parabéns Romeus Martins !