24.12.12

Cadáver esquisito de Natal

Não, o título do post não é sobre o peru que provavelmente vai ser servido esta noite em sua ceia natalina. Cadáver esquisito é o nome de um jogo literário criado há quase cem anos pelos surrealistas que consiste em vários escritores produzindo um mesmo texto . Cada um, a sua vez, acrescenta algumas linhas na história coletiva, dando continuidade a partir do ponto em que o antecessor parou e deixando a bola pronta para o seu sucessor. Participei de um projeto assim que está sendo publicado na edição especial de Natal do jornal Notícias do Dia, que circula nesta segunda e terça-feiras em bancas catarinenses.

O convite foi feito pela jornalista Carol Macário a mim e a outros 11 autores, entre escritores, dramaturgos, roteiristas, atores e produtores culturais em geral. O resultado foi bastante divertido, a história natalina dos segredos da Tia Berta e de sua sobrinha narradora. Acho que a parte que escrevi será facilmente identificada pelos leitores que me conhecerem. Esta foi também minha última publicação do ano, encerrado este atribulado 2012. Aproveito para agradecer a Carol pela oportunidade e ao pessoal que aparece neste blog e em sua fanpage no Facebook pela audiência. Ótimas festas a todos e até 2013.

13.12.12

Estou no ClockWork, de Portugal


Ser chamado de "um dos nomes incontornáveis do steampunk brasileiro" pelo maior site de divulgação do gênero de Portugal é um fato para alegrar o dia de qualquer um. Foi o que aconteceu ontem, quando Jo Lima, uma das organizadoras da primeira convenção steamer lusitana, a EuroSteamCon, fez este post sobre minha participação no programa Desfolhando, da TV Paulo Freire, e relembrando o vídeo que fiz para aquele evento europeu. Só posso agradecer a todos por essa grande divulgação da literatura retrofuturista escrita e produzida em português, dos dois lados do Atlântico.

10.12.12

Milagre científico

Tive o prazer de participar desta obra como ilustrador:


O livro de Évito Gomes, técnico superior em Terapia Física e Reabilitação, formado em Cuba, narra em tom ficcional uma história real da qual ele foi um dos principais participantes. Um milagre alcançado  é sobre a história de uma criança vítima de atropelamento e desenganada por equipes médicas em sua cidade natal, no norte do país, que teve a chance de ser reabilitada com um tratamento multidisciplinar em Santa Catarina. Com os nomes dos envolvidos protegidos por pseudônimos de origem tupi, é contatada nessas páginas uma comovente trama real, de superação por parte da criança e de sua família, e de extremo envolvimento para além do profissionalismo por parte da equipe que a tratou por aqui. Participei dessa história fazendo ilustrações de tal equipe e de alguns dos equipamentos desenvolvidos por meu amigo Évito Gomes para recuperação da menina Arabi. Mais informações a respeito podem ser obtidas neste endereço.

3.12.12

Steampunk na TV Paulo Freire

Como adiantei em um post anterior, fui gentilmente convidado para participar do programa Desfolhando, veiculado na TV Paulo Freire, um espaço voltado para os educadores da rede de ensino do estado vizinho do Paraná, onde a cena steampunk é uma das mais fortes do país. A matéria conduzida por Tania Bonassa ficou muitíssimo bem editada e bem produzida pela equipe do programa. Pode ser conferida tanto ela quanto nada menos que nove chamadas curtas na página do Desfolhando no Youtube. Por exemplo, nesta aqui eu leio aquele que deve ser o menor conto escrito por Conan Doyle com seus dois grandes protagonistas, e infelizmente sempre deixado de lado quando se trata do cânone sherlockiano: "O aprendizado de Watson". Já o link direto para a matéria é este aqui (prestem atenção nas ótimas animações que dão vida ao nosso bate papo, gravado no bar Jokers, da capital paranaense, durante a Gibicon).


No mais, estou sem acesso à minha CPU nos últimos dias, portanto, sem poder usar meus textos e conteúdo relacionado a este blog. Tentarei solucionar esse problema o mais brevemente possível, mas até lá devo ficar sem poder atualizar este espaço. Um abraço e até a volta.