31.5.12

Sorteio de Histórias de um passado extraordinário

Bruno Accioly, um dos criadores do Conselho Steampunk, está sorteando um exemplar da coletânea pioneira neste gênero no Brasil no site Ficcionista. Para saber como ganhar Steampunk - Histórias de um passado extraordinário, que conforme lembra aquela página é um "sucesso de crítica no Brasil e no Exterior, o livro reúne autores como Fabio Fernandes, Claudio Villa, Antonio Luiz M. C. Costa, Alexandre Lancaster e Gianpaolo Celli" basta clicar aqui e conhecer as regras da promoção.


30.5.12

Dentucinha e sabichona 2

E o Nahuel aprontou de novo: mais estudos de personagens, agora Capitão Barbosa e Jaque Tieme.


28.5.12

Dentucinha e sabichona

Aqui vai outra arte em primeira mão para uma ideia que estou tendo com o desenhista e tatuador Nahuel. Ainda é uma embrião de projeto, muito cedo para comentar qualquer coisa, mas sei que algumas pessoas já reconheceram a versão dessa personagem e já sabem do que se trata. Vamos ver no que vai dar?


26.5.12

Para o alto e avante

Em breve, os fãs de histórias em quadrinhos vão ter uma novidade quente vindo por aí. Ainda é cedo para dar detalhes, o que posso revelar é que o projeto é encabeçado pela mesma equipe da HQCon, o grande evento nerd de Santa Catarina. Outra coisa que posso adiantar é a prévia abaixo, de autoria de meu amigo Ricardo Manhães, quadrinista radicado em Florianópolis e com carreira estabelecida no mercado franco-belga há mais de dez anos:


Super-Homem, o grande ícone dos quadrinhos americanos se deliciando com batatas fritas, invenção belga que nos EUA é conhecida como "fritas francesas". O que mais virá por aí? Aguardem.

23.5.12

Pulp fiction lusa

Estreei ontem como resenhista em um novo site, o excelente Nível Épico, de Alan Barcelos, onde serei colega de página de meu camarada Rafael Lupo. No primeiro texto, escrevo sobre uma surpreendente coletânea portuguesa que fez a mais pós-moderna homenagem a ficção do estilo pulp que eu já vi em nossa língua. Um livro organizado por Luis Filipe Silva para a editora Saída de Emergência e que conta com a participação do brasileiro Marcelo Augusto Galvão. Segue abaixo o início da crítica:



Não é segredo para ninguém que acompanha as histórias em quadrinhos que aquela mídia teve como antecedente os contos aventurescos publicados em revistas impressas em papel barato, feito com a parte menos nobre da madeira, a polpa. Se pensarmos que as tiras de jornais seriam a mãe, a chamada literatura pulp fiction ocuparia o lugar de avó das HQs.
 E o desenvolvimento desse tipo de ficção ocorreu principalmente no mercado dos EUA, nos anos que se seguiram à Depressão da década de 30, dando origem a uma indústria que repercute ainda nos dias de hoje em todo o mundo.
 Mas e o que aconteceria se essa fonte inesgotável de ideias também houvesse ocorrido com igual força em outros mercados? E se, por exemplo, em Portugal ocorresse um período áureo de produção e de consumo daquela literatura escrita e pensada na língua que temos em comum?
Uma resposta possível aparece de forma intricadamente elaborada no livro Os Anos de Ouro da Pulp Fiction Portuguesa: Os Melhores Contos do Século XX (2011), publicado em Portugal pela Saída de Emergência , que não se contentou apenas em reunir 13 textos recentes escritos naquele estilo literário; também recriou a própria história do país europeu e de sua relação com a literatura de entretenimento.

Continua

20.5.12

HQ, Sangrenta HQ

Quando publiquei um conto na primeira coletânea Weird Western brasileira - Cursed City - Onde as almas não têm valor, da editora Estronho - listei no texto de apresentação algumas das influências que me acompanharam da infância à adolescência e que me estimularam a escrever "Domingo, Sangrento Domingo": as histórias pulp fiction escritas pelo nipobrasileiro Ryoke Inoue e os fumetti de Ken Parker, de Giancarlo Berardi e Ivo Milazzo. A inclusão destas últimas não eram à toa, pois quem me conhece sabe que quadrinhos são minha mídia favorita e trabalhar com ela um desejo antigo. Agora, a adaptação daquele conto para este novo formato é a realização desse desejo de um maneira que está me deixando muito empolgado.

O responsável por dar uma nova roupagem para o meu texto é um excelente desenhista que, apesar de ser chargista de um jornal que circula em minha São José de moradia, só vim a conhecer graças a uma série de eventos que está reunindo os ilustradores e quadrinistas da grande Florianópolis. Foi no Desenhe Aqui que travei contato com Victor Conceição, um talentoso e profissionalíssimo jovem talento da nona arte catarinense. Ele me apresentou, ontem, dia 19 de maio, na sexta edição daquele encontro mensal de desenhistas, as primeiras páginas e os estudos de personagens que andou elaborando desde que começamos a conversar. Acredito que assim que os leitores puserem os olhos no material, vão entender o porquê da minha empolgação.


Aqui, estudos de Domingo Ruiz, o protagonista da história, e seus principais coadjuvantes.


Primeiras páginas da HQ, praticamente finalizadas, faltando apenas a inclusão de alguns detalhes.

Se esta história originalmente foi feita como uma espécie de homenagem às primeiras narrativas de faroeste que li, agora em sua transposição para os quadrinhos podemos incluir algumas referências mais recentes, dentro do gênero do Weird Western, como outro representante das HQs italianas, Mágico Vento, de Gianfranco Manfredi, ou Vampiro Americano, cocriação do brasileiro Rafael Albuquerque. Empolgação para termos este material pronto até o ano que vem, garanto a vocês, não falta.

18.5.12

Resultado da promoção

O Blogger resolveu fazer alterações na dinâmica de publicação de post que acabaram por causar algumas dificuldades na atualização desta página. Em alguns browsers, as ferramentas simplesmente não funcionam, por exemplo. Esse foi um dos motivos para demora em dar o resultado do concurso promovido pela minha coblogueira, Ana Cristina Rodrigues, em parceria com o escritor Jacques Barcia. Deveríamos ter feito o registro do escolhido segunda as regras desta postagem no dia 15, mas só estamos conseguindo atualizar agora. Sendo assim, sem mais rodeios, pedindo desculpas aos leitores, agradecendo aos organizadores e parabenizando o vencedor, a frase escolhida foi a seguinte:

É contaminar a própria realidade com elementos da literatura a tal ponto que seu dia a dia se torne inseparável desse universo marginal e você compreenda enfim que ler é uma questão de vida ou morte.

O autor é meu caro confrade Cândido Ruiz, que deve entrar em contato com os organizadores do concurso para receber seu exemplar de The Immersion Book of Steampunk.


15.5.12

Nós vemos uma fronteira diferente 2

A arrecadação de recursos para o projeto capitaneado por Fábio Fernandes em pareceria com a revista The Future Fire já é um sucesso: tendo ainda 20 dias pela frente, já foram coletadas doações que ultrapassam os previstos 3 mil dólares para viabilizar a coletânea We see a different frontier. Mas por que parar aí? Por que não aproveitar as três semanas restantes de exposição aos interessados e continuar com a campanha?

Para incentivar novas doações, Fábio Fernandes vai realizar um sorteio entre os novos participantes que doarem recursos entre os dias 12 e 20 deste mês. Quem fizer sua contribuição estará concorrendo aos seguintes livros: As Cidades Indizíveis, Páginas do Futuro, Dias da Peste e Steampink. Esta última obra, a coletânea steamer totalmente escrita por autoras brasileiras, é uma doação minha, que tive o prazer de prefaciá-la. Irei enviar o livro para o ganhador com uma dedicatória. Vamos lá, correndo para contribuir com esse projeto sensacional.


4.5.12

Vampiros nazistas

Sexta, dia de resenhas no UniversoHQ e eu compareço com um texto sobre uma de minhas séries preferidas do selo adulto da DC Comics. O ínicio da análise segue abaixo:


Homo abominum americana. Este é o nome científico de uma nova espécie de monstro que passou a andar pelo território dos Estados Unidos a partir do Século 19. Em um mundo em que as diferenças étnicas dos seres humanos são diretamente responsáveis pelo tipo de vampiro em que eles poderão se transformar caso sejam contaminados, aquele termo em latim designa o resultado quando o indivíduo em questão surge da cultura miscigenada presente no continente americano.
E o primeiro espécime foi um típico fora-da-lei dos tempos do Velho Oeste, o amoral Skinner Sweet. Se ele já era uma ameaça à sociedade antes de sua transformação, o caso ficou ainda pior quando veio a se tornar o primeiro vampiro americano.
Assim, não apenas os humanos, mas também as antigas estirpes vampíricas da Europa, Ásia e África ganharam um inimigo imortal.
Vampiro americano também é o nome da revista mensal da linha Vertigo, da DC Comics, que tem alcançado sucesso de público e crítica desde que foi criada em 2010, pelo argumentista americano Scott Snyder e pelo desenhista brasileiro Rafael Albuquerque (contando ainda com as bênçãos do romancista Stephen King, que colaborou no primeiro arco).
O encadernado lançado pela Panini é o primeiro spin off do título, reunindo as cinco histórias de uma minissérie focada em antagonistas do personagem principal. Vampiro americano - Seleção natural é ambientada durante a Segunda Guerra Mundial, quando dois agentes de uma organização dedicada a erradicar o vampirismo da Terra vão até a Romênia ocupada pelos nazistas buscar a solução final para aquela praga.
Continua